XIV ENCAC & X ELACAC: Habitat Humano: em busca de conforto ambiental, eficiência energética e sustentabilidade no século XXI

      Balneário Camboriú/SC | UNIVALI | 27 a 29 de setembro | 2017
      Prêmio Maurício Roriz  

      Maurício Roriz foi um mineiro nascido em Juiz de Fora em 1944. Iniciou seus estudos da UNB, mas mudou-se para Goiânia e formou-se em arquitetura na Universidade Católica de Goiás em 1973. Professor nato, lá mesmo iniciou sua carreira como docente do Departamento de Arquitetura e Artes. Participou de seu primeiro curso de especialização, na área de conforto ambiental em 1975. Em 1978 mudou-se para João Pessoa onde fora contratado como professor pela Universidade Federal da Paraíba, para ministrar as disciplinas de conforto ambiental e projetos de arquitetura até 1982. Já em São Carlos, consolidou sua carreira como professor e pesquisador junto ao Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, tendo cursado o mestrado e doutorado na USP.

      Participou ativamente de diversos eventos da área de conforto no ambiente construído tendo sido coordenador do GT de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da ANTAC entre 2003 e 2005. Fez importantes colaborações na Bienal Aroztegui sendo membro do comitê permanente, assim como nos diversos ENCACs, desde sua primeira edição em 1990. Organizador de eventos, Coordenador Científico, Escritor, Editor e Revisor de periódicos. Palestrante, Consultor, Orientador e sobretudo Pesquisador. Teve fundamental participação no Zoneamento Bioclimático Brasileiro e na criação das Normas ABNT NBR 15220 e 15575 sendo criador da atual Base de Dados Climáticos dos Municípios Brasileiros e de longa série de softwares livres. Apaixonado pela Racionalização de Processos e Produtos na Construção de Edifícios e pela Arquitetura Bioclimática, foi um grande defensor da Qualidade do Projeto e das Avaliações de Desempenho.

      O Prêmio

      Durante o ENCAC 2015, em uma reunião da ANTAC, uma homenagem a este notório colega foi estabelecida. Tendo em vista sua clara afinidade com aquele evento, definiu-se então um concurso. Uma menção honrosa, a ser disputada entre os trabalhos apresentados durante suas próximas edições.

      Dos trabalhos enviados, aqueles considerados como melhores pelos avaliadores e coordenadores em cada uma das diversas áreas do evento, são apresentados a um pequeno júri (indicado pela coordenação científica do evento) durante o decorrer do encontro. Este júri compara a relevância dos temas apresentados e a qualidade global de cada trabalho aos demais candidatos, ranqueando-os. No final do evento os 3 melhores classificados são anunciados e recebem um comprovante da premiação.

      Lembrando-nos dos esforços do Prof. Roriz no desenvolvimento da ciência e na melhoria da qualidade de nossas edificações, daremos continuidade ao prêmio que leva seu nome.

       

      ENCAC 2017

      2º Lugar

      Artigo: ESTUDO PILOTO PARA ANÁLISE DE ELEMENTOS DE CONTROLE SOLAR COM FORMAS COMPLEXAS

      Autores: Rafael Prado Cartana; Fernando Oscar Ruttkay Pereira; Adir Mayer

      ENCAC 2015

      2º Lugar

      Artigo: SHEDS EXTRATORES E CAPTADORES DE AR: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA NA VENTILAÇÃO NATURAL

      Autores: Marieli Azoia Lukiantchuki, Alessandra Prata Shimomura, Fernando Marques da Silva e Rosana Maria Caram

      3º Lugar

      Artigo: ANÁLISE DE PROPAGAÇÃO DE INCERTEZAS FÍSICAS EM SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DINÂMICA DE EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

      Autores: Arthur Santos Silva, Laiane Susan Silva Almeida e Enedir Ghisi