ENTAC 2016: Desafios e Perspectivas da Internacionalização da Construção

      São Paulo | 21, 22 e 23 de setembro | 2016
      Palestrantes  

      Conferencistas

      Roger Flanagan, Prof. Dr.

      Universidade de Reading

      Docente da área de Gestão da Construção na School of Construction Management and Engineering da Universidade de Reading. Foi Diretor de empresas no Reino Unido e em outros países, incluindo a Skanska AB (do Grupo Mundia Skanska) e do Grupo Halcrow. Tem como área de interesse de pesquisa, a internacionalização da construção, gestão de riscos, gestão de custos e novas tecnologias para o setor da construção.

       


      INTERNATIONALIZATION AND COMPETITIVENESS FOR BRAZIL´S CONSTRUCTION SECTOR


      Download do artigo (PDF)


      New frontiers of international construction: ingredients for success


      Construction companies and construction professional services companies operate in a volatile, uncertain, complex, and fast changing world. Some international organisations are growing, becoming wealthier, better connected, and winning work with improved margins. Whereas, some companies are struggling to win work against more aggressive competition and facing write-downs on projects. Nobody ever envisaged mega construction giants with payrolls of over 100,000 people, or professional services firms with payrolls of 50,000 plus people.

      The reality in 2016 is that construction has become very fragmented with a gap opening up between the large firms and the small and medium sized firms. So what makes companies successful?

      The presentation will focus upon the ingredients for success in the international construction market. Some major issues are:

      • What are the emerging trends driving the international construction markets?
      • What are the risks for Brazilian enterprises in greater internationalisation?
      • Are Brazilian companies big enough and sufficiently technically advanced to win major projects at a decent profit margin?
      • What should Brazil’s strategy be in the future with its internationalisation policy, and what role can the construction professional service firms play in that strategy?
      • Where differentiates the winners?
      • Will China be a threat or an opportunity?

      Maurício Bianchi

      Diretor Técnico e de Construção do Empreendimento Boulevard Matarazzo

      Engenheiro civil formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983), foi fundador e Diretor Técnico da BKO Engenharia (1986-2007) e seu Vice-presidente até 2012. É Vice -Presidente do Sinduscon-SP. Integrante do Conselho de Clientes da Votorantim Cimentos e Conselheiro da Revista Construção Mercado. Atua no Planejamento, Seleção de Metodologias Construtivas, Construção e Terminalidade da Construção.

       


      Boulevard Matarazzo: os desafios de um projeto internacional


      O Empreendimento Boulevard Matarazzo é uma iniciativa do Grupo Allard, com sede em Paris, fundado em 2008, que promove a reabilitação de edifícios históricos para construção de hotéis luxuosos em diversos países.

      O empreendimento, com conclusão prevista para 2018, se desenvolve no terreno do antigo Hospital Matarazzo, no espaço da antiga maternidade onde nasceram mais de 500 mil paulistanos, edifício tombado desde 1986, pelo Condephaat e Compresp.

      O projeto apresenta um investimento previsto de 1,4 bilhões de reais, para uma área total do empreendimento de 140.525,00m2, divididos entre atividades de restauro e construção de duas novas edificações, além da criação de subsolos, compreendendo o primeiro Hotel seis estrelas da cidade, além de um complexo de lojas, restaurantes, cinema, teatro, centro de exposições, salas de eventos e galeria de arte, cercados por jardins preservados.

      O projeto teve início em 2009 e foi concebido na França, por profissionais renomados de arquitetura e design. Após a concepção, o projeto passou por empresas de arquitetura e de engenharia brasileiras. Por envolver uma área tombada e a construção de áreas novas, além de várias equipes de diversas empresas nos dois países, o Boulevard Matarazzo recebeu investimentos bastante elevados em concepção e detalhamento das soluções de projeto adotadas.

      Trata-se, portanto, de um desafio empresarial, arquitetônico e técnico, que será exposto em detalhes aos participantes do ENTAC2016.

      Mesas Redondas

      Mesa Redonda 1 - Internacionalização da Tecnologia de Materiais


      Prof. Dr. José Paula Barros Neto

      UFC - Coordenador

      Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1989), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, além de Ex-Diretor do Centro de Tecnologia/UFC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC) e do Mestrado em Estruturas e Construção Civil (PEC). Coordenador Geral do GERCON - Grupo de Pesquisa e Assessoria em Gerenciamento da Construção Civil e Coordenador técnico do INOVACON - Programa de Inovação da Construção Civil do Ceará. Pesquisador e consultor ad hoc - Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Fundação de Apoio à Pesquisa do Ceará (FUNCAP), Conselho Nacional de Pesquisa e desenvolvimento (CNPQ), membro associado da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), coordenador de vários eventos nacionais e internacionais (SIBRAGEC, CONENX, ENTAC). Avaliador de artigos para vários periódicos (RAE, Ambiente Construído, Alcance, Contextus, Construction Management and Economics) e anais de congresso (SIBRAGEC, ENTAC, ENEGEP, ENANPAD, SIMPOI). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, construção enxuta, estratégia de produção, estratégia empresarial e pequenas empresas.

      Dr. Paul Houang

      Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Saint-Gobain Brasil - Debatedor 1

      Engenheiro Civil – POLI – USP- 1977. Doutor em Engenharia Química – Compiègne – França -1985. Há 30 anos na Saint-Gobain Brasil e França em Projetos de INOVAÇÃO atuando nos segmentos: dois anos SG Recherche - França – área de vidros de segurança, nove anos na Sekurit no Brasil – P&D + CQ + Projetos + Prod, seis anos na Brasilit – Substituição do Amianto, três anos como Diretor do Centro de Pesquisa Matériaux – França, sete anos na Weber quartzolit- P&D + CQ e durante dois anos – Diretor CP&D SG Br.

      Antonio Rodolfo Junior

      Engenheiro de Aplicação e Desenvolvimento de Mercado – PVC/Cloro-Soda da Braskem - Debatedor 2

      Engenheiro de Materiais pela UFSCar (1994), com mestrado em Engenharia Civil pela Poli/USP (2005) e Doutorado em Engenharia Química pela UNICAMP (2010). Atualmente é responsável por Engenharia de Aplicação e Desenvolvimento de Mercado – PVC/Cloro-Soda da Braskem S/A./p>

      Prof. Dr. Mércia M. S. Bottura de Barros

      Escola Politécnica - EPUSP - Debatedor 3

      Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado (1991) e doutorado (1996) em Engenharia de Construção Civil e Urbana, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. É professora doutora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo desde 1988. Experiência na área de Engenharia de Construção Civil, participando do Grupo de Ensino e Pesquisa em “Tecnologia e Gestão da Produção de Edifícios”. Os trabalhos realizados são focados nas linhas "Inovação e racionalização nos processos construtivos” e “Gestão da produção na construção civil”. Atua também na área de reabilitação de edifícios com foco em tecnologias e custos. É pesquisadora da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE). É assessora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

      Mesa Redonda 2 - Internacionalização na atuação das construtoras


      Prof. Paulo Roberto Pereira Andery

      UFMG - Coordenador

      Engenheiro Mecânico, Mestre e Doutor de Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde é Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção. É coordenador do Grupo Mineiro de Gestão de Projetos e Desempenho, que desenvolve projetos de pesquisa e extensão acadêmica na área de gestão do processo de projeto. Até meados de 2015 foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Construção Civil da UFMG. É Editor Associado da Revista Gestão & Tecnologia de Projetos a atualmente Diretor Administrativo da ANTAC. Suas áreas de interesse são Project Management e Design Management, com ênfase no estudo de projetos complexos.

      Roger Flanagan, Prof. Dr.

      Universidade de Reading

      Docente da área de Gestão da Construção na School of Construction Management and Engineering da Universidade de Reading. Foi Diretor de empresas no Reino Unido e em outros países, incluindo a Skanska AB (do Grupo Mundia Skanska) e do Grupo Halcrow. Tem como área de interesse de pesquisa, a internacionalização da construção, gestão de riscos, gestão de custos e novas tecnologias para o setor da construção.

      Prof. Dr. Ércio Thomaz

      Pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológias do Estado de São Paulo - Debatedor 2

      Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1973), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador e docente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Materiais e Sistemas Construtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: edifícios, habitação, qualidade, patologia, desempenho / qualificação de componentes e sistemas construtivos, alvenarias, revestimentos, fachadas de edifícios.

      Luiz Henrique Ceotto

      Managing Director - Design and Construction na Tishman Speyer

      Responsável por todas as atividades de projeto e construção no Brasil da Tishman Speyer. Anteriormente ele passou mais de 20 anos liderando as atividades de construção da Encol S/A e da Inpar, duas importantes empresas de empreendimentos no Brasil. Na área acadêmica, ele ministrou cursos no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, e é professor visitante da Faculdade Politécnica da Universidade de São Paulo. O Sr. Ceotto publicou vários artigos e um livro sobre tecnologia e qualidade em engenharia civil. Ele se formou em Engenharia Civil na Universidade de Brasília, tem mestrado em Engenharia Estrutural pela Universidade Federal de São Carlos.

      Mesa Redonda 3 - Desafios da Internacionalização de Projetos


      Prof.Dra. Ercília Hitomi Hirota

      UEL - Coordenadora

      Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando em pesquisas acadêmicas com ênfase em Gestão de projetos integrados e desenvolvimento de competências para a inovação da Construção Civil, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL strictu sensu em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração em Metodologia de Projeto. Bolsista Produtividade CNPq, nível 2. Exerce, atualmente, o cargo de editora-chefe da Revista Ambiente Construído. Fez parte da diretoria executiva da ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído no período de 1995 a 2004 e 2008-2010. É atualmente coordenadora adjunta do núcleo brasileiro da rede internacional de pesquisa Zero-Energy Mass Custom Homes (ZEMCH Network).Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1982), obteve os títulos de mestre em Engenharia Civil (Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e de doutora em Engenharia Civil (construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado parte da tese como pesquisadora convidada da Universidade de Salford, Inglaterra.

      Paula Miyuki Aoki Bissolotti

      Triptyque Architecture

      Gerente de projetos. Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade São Judas Tadeu (1998) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi professor da Universidade da Região de Joinville e da União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina. Especialista em hospitalidade e projetos complexos em Design Management e Project Management com equipes estrangeiras.

      Prof. Dr. Joana Carla Gonçalves

      FAU - USP - Debatedor 2

      Arquitetura Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestre pela Architectural Association School of Architecture de Londres (1997) e Doutora pela Universidade de São Paulo (2003). Desde 2003 é Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAUUSP, atuando no Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo e no Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética desse departamento. Foi Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação Sustainable Environmental Design da Architectural Association, de 2009 a 2013. Em 2011 foi Professora Visitante na Graduate School of Design, GSD, da Universidade de Harvard. Desde 2013 é Professora Visitante dos programas de pós-graduação Environment and Energy da AA Graduate School e Sustainable Environmental Architecture da University of Westminster, ambos em Londres. Quanto atuação profissional, foi coordenadora da projeto de eco-eficiência da expansão do Centro de Pesquisas da Petrobras, no Rio de Janeiro, de 2004 a 2005. Foi coordenadora e coautora do capítulo Energy Efficiency in Buildings, do Relatório The Green Economy Report, produzido pelo programa ambiental das Nações Unidas, UNEP, em 2011. É autora do livro The Environmental Performance of Tall Buildings, da Earthscan de Londres, 2010; e organizadora e coautora do livro Edifício Ambiental, da Oficina de Textos de São Paulo, 2015. Desde 2015 é Chefe do Departamento de Tecnologia da FAUUSP.

      Prof. Dr. Silvio Burrattino Melhado

      Escola Politécnica - EPUSP - Debatedor 3

      Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1984), cursou mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Civil, também pela Universidade de São Paulo (1994), além de ter realizado pós-doutoramentos na França, no Canadá e na Inglaterra. Atualmente é livre-docente e Professor Associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Construção Civil, com ênfase em construção de edifícios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do processo de projeto, gestão de empresas de projeto, gestão da qualidade, sistemas de gestão e certificação de sistemas.

      Sessão Plenária

      Perspectivas da Internacionalização em Ensino e Pesquisa


      Prof. Dr. Alex Kenya Abiko

      Escola Politécnica - EPUSP - Coordenador

      Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1973), mestrado (1981) e doutorado (1987) em Engenharia Civil pela mesma Universidade. Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando nos seguintes temas: cadeia produtiva da construção civil, gestão urbana e habitacional, habitação de interesse social, urbanização de favelas e sustentabilidade urbana.

      Prof. Celso Lafer

      Prof. Titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e ex-Presidente da FAPESP

      Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1964) , mestrado em Ciência Política pela Cornell University (1967) e doutorado em Ciência Política pela Cornell University (1970) . Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, Conselheiro em 18 entidades entre Empresas, Fundações, Museus, Institutos, Sociedades e Federações; Membro Efetivo como Fundador, Titular, Vitalício e de Corpo Editorial em 31 Instituições, sendo duas internacionais, Presidente de 2 Fundações, Pesquisador da Biblioteca do Congresso, Washington, DC.

      Prof. Dr. Vahan Agopyan

      Prof. Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Vice-Reitor da USP - Palestrante 2

      Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1978) e PhD (Civil Engineering) pela University of London King´s College (1982). Atualmente é Professor Titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Vice-Reitor da USP e Conselheiro do IE - Instituto de Engenharia, IMT - Instituto Maua de Tecnologia, CBCS - Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e de outras instituições. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Diretor da Escola Politécnica da USP, Diretor Presidente e conselheiro do IPT, Vice Presidente e conselheiro do CIB - International Council for Research and Innovation in Building and Construction, representante de área na CAPES, e como tal, membro do Conselho Superior da Agência, Coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Presidente do Conselho Superior do IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e membro do Conselho Superior da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Materiais e Componentes, atuando principalmente com materiais reforçados com fibras. Mais recentemente, dedica-se aos estudos da qualidade e sustentabilidade da Construção Civil. É Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, Eminente Engenheiro do Ano, Personalidade da Tecnologia, Cidadão Paulistano, membro da API - Academia Panamericana de Ingenieria e da ANE - Academia Nacional de Engenharia.

      Prof. Dra. Regina Coeli Ruschel

      UNICAMP - Palestrante 3

      Livre docente na área de Projeto Auxiliado por Computador pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2009), Doutor em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1996), Mestre em Ciência em Engenharia Civil pela University Of Arkansa (1984) e Engenheira Civil pela pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981). É professor associado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na FEC-UNICAMP. Desde 1992, colabora ativamente em projetos de pesquisa com ênfase no desenvolvimento computacional para habitação de interesse social e conforto ambiental. Investiga o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no apoio ao ensino de projeto digital colaborativo para Arquitetura, Engenharia e Construção. Desenvolve pesquisa no tema de Building Information Modeling abordando o desenvolvimento de projeto baseado em multi-desempenho e também na integração de projeto. Publica regularmente, em eventos científicos, artigos que tratam da conceituação e interoperabilidade em BIM, aplicação de modelos 4D na autoconstrução e inovações no ensino presencial e a distância de engenharia e arquitetura.