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A. Dias, Amanda; Gomes, Vívian; CABÚS, Ricardo. Componentes de controle de luz natural em salas de aula e seu desempenho conforme a orientação solar do edifício. ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2009, Natal, RN.
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Resumo

Em cidades tropicais, a quantidade de luz natural disponível é suficiente para que os edifícios não sejam dependentes da luz artificial durante grande parte do dia. Contudo, é imprescindível existir um controle da luz solar, seja ela direta ou difusa, para evitar ganhos térmicos e conseguir mais uniformidade nos níveis de iluminação proporcionando resultados satisfatórios de conforto visual no ambiente, e pode ser obtido através de alguns componentes arquitetônicos projetados de acordo com a função do ambiente, seu período de ocupação e a orientação solar. Este estudo se concentra na análise do desempenho luminoso de uma sala de aula no que diz respeito à eficiência dos componentes de controle de luz natural na distribuição das iluminâncias nas carteiras dos alunos. A sala de aula insere-se numa tipologia característica de várias escolas estaduais de Aracaju (SE), que possui o conjunto cobogó/beiral como componente de controle da luz natural. Foi utilizado o programa TropLux 3.0 para a modelagem e caracterização físicas e locais do ambiente e para simulações das diferentes situações conforme a orientação da sala de aula. Os resultados ressaltam a relevância da orientação solar na utilização de componentes de controle da luz natural.

Abstract

In tropical cities, the daylight availability is enough to ensure that buildings are not dependent on artificial light during a significant part of the day. However, it is essential there is a control of sunlight, whether direct or diffuse, to prevent heat gain and reach more uniformity of lighting’s levels offering satisfactory results of visual comfort in interior spaces, and it can be achieved through architectural components designed according to the function of the building, its period of occupation and solar orientation. This study focuses on analyzing the light performance of a classroom in relation to the efficiency of the components of daylight control in distributing the iluminances on the student’s desks. The classroom is part of a typology characteristic of many state schools in Aracaju (SE), which has set cobogó/overhang as a component to control the daylight. It was used the program TropLux 3.0 for the modeling and characterization of physical and local environment and for simulations of different situations depending on the direction of the classroom. The results underscore the relevance of solar orientation in the use of components for control of natural light.
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