Mais informações

BRUNO, Joana Sarmet Cunha. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ: uma estratégia de promoção da imagem da cidade. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, Belo Horizonte, v. 4, n. 1/2, p. 3, maio/nov. 2002.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo discute o papel da cultura nos atuais projetos de renovação urbana, analisando o uso contemporâneo dos novos museus na tentativa de promover uma imagem positiva para as cidades. Trata-se de estudar o papel dos equipamentos culturais no desenvolvimento urbano, visando uma elevação geral no prestígio e no capital simbólico das cidades, bem como na auto-estima e no sentimento de pertenciamento da população local. Para tal, analisaremos um dos casos mais paradigmáticos em que o museu se torna um símbolo, "marca registrada" da cidade em que ele foi construído: o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Assim, o estudo está voltado para os efeitos do MAC sobre a cidade de Niterói, abordando a relação entre urbanismo e cultura.

Abstract

This article proposes the discusion about the role of culture in the late urban renovation projects, analyzing the contemporary use of new museums in the attempt to promote a positive image to the cities. We will study the role of cultural equipment on urban development, objecting a promotion on the citie's prestige and symbolic capital, as well as on it's inhabitants self-esteem and feeling of belonging. We will analyze one on the most paradigmatic cases in which a museum becomes the symbol or the 'registered trademak' of the city it was built: the Museum of Contemporary Art of Niterói, RJ, Brazil. So, the study focuses the effects of this museum on the city of Niterói, approaching the relation between urbanism and culture.
-