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MEDVEDOVSKI, Nirce; EICHHOLZ, Igor. Levantamento e sistematização de tipos e elementos de pavimentação para ações de requalificação urbana a partir de processos participativos da população com uso de TI. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DO PROJETO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 3., ENCONTRO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 6., 2013, Campinas. Anais... Campinas, 2013.p.1519-1529.
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Resumo

 A rua e a calçada não são apenas elementos funcionais para a circulação de veículos e pedestres, mas lugar de relações permanentes entre indivíduos. A ausência ou mau gerenciamento de vias e passeios, tanto pelos órgãos responsáveis quanto da população, vem acentuando a precariedade da infraestrutura da periferia de Pelotas/RS. O foco do estudo realizado na rua Paulo Guylain, região da Balsa - bairro Porto, propõe uma abordagem para desenvolvimento de Tecnologia Social (TS) nas políticas públicas de Habitação de Interesse Social (HIS) em que o tema pavimentação é uma das estratégias para um processo participativo de requalificação urbana no local estudado, utilizando software de realidade aumentada. Com o estudo da revisão bibliográfica, foram escolhidas 5 variáveis na avaliação da situação atual do local, através de levantamentos de campo. Logo, constatou-se a precariedade da pavimentação existente, assim como os prejuízos causados pela atual situação, ressaltados pela população. Dentre os 150 lotes analisados, apenas 49 (32,85%) tinham seu passeio revestido por algum material distinto ao da rua (saibro). Diante da precariedade do tema no local estudado, foram desenvolvidos modelos tridimensionais de alternativas viáveis de pavimentação para a rua, a fim de compor o catálogo para a ação participativa com a comunidade local.

Abstract

 The street and sidewalk are functionals elements not only for the movement of vehicles and pedestrians, but they are the place of permanent relations between individuals. The absence or mismanagement of roads and sidewalks, either by the responsible agencies as the population, is accentuating the precarious outskirts infrastructure of Pelotas / RS. The focus of the study on Paulo Guilain street, region of Balsa - Porto neighborhood, proposes an approach for development of Social Technology (TS) in public policy from Social Housing (HIS) in which the theme paving is one of the strategies for a participatory process of urban regeneration in the studied area, using software of Augmented Reality. With the study of literature review, 5 variables were chosen to evaluate the current situation of the place, through field surveys. Soon, it was found the precarious existing pavement, as well as the damage caused by the current situation, underscored by the population. Among the 150 lots, only 49 (32.85%) had their ride coated by a different material of the street (clay court). Given the precariousness of the subject in the studied area were developed three-dimensional models of viable alternatives to paving the street in order to compose the catalog for participatory action with the local community.
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