Mais informações

Dias, Juliana Michaello Macedo; SILVA, Maria Angélica da. Arquitetura no escuro: contribuição para uma reflexão metodológica da arquitetura. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2003, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O presente trabalho foi fruto de uma investigação acerca da percepção espacial das pessoas cegas. Compreendendo que este é um campo ainda em aberto na discussão arquitetônica, buscou-se contribuir para inserir um novo viés de análise, tentando compreender a vivência do espaço pelos cegos, e aprender através dessa vivência, novas percepções arquitetônicas. Com ênfase na percepção e na observação, o trabalho foi construído a partir dos resultados da experiência empírica. Inicialmente, foram desenvolvidas observações de aulas na Escola de Cegos Cyro Accioly, em Mació-AL, e posteriormente, atividades de percepção pessoal. Esta etapa vivencial do trabalho resultou em "diários de bordo", nos quais foram registradas as observações pessoais de cada etapa. Numa Segunda etapa do trabalho, as questões suscitadas pelas vivências foram aprofundadas e analisadas, em sua relação com a prática arquitetônica. Passa-se então da apreensão para a aprendizagem. Como resultado, propõe-se um espaço de experimentação, que viria a trazer para os videntes, um processo de interiorização e reflexão, baseado na experiência desenvolvida ao longo do trabalho, e recorrendo a algumas questões trabalhadas ao longo do mesmo.

Abstract

This paper has been brought up by na investigation on the spacial perception of blind disabled people. Aknowledged that this is still an open field in the architectural debate, it has aimed to contribute on inserting a new analysis point, attempting to comprehend the relation between the blind and space, and leanr through this experience, new architetonic perceptions. Whith an accent on perception and observation, the paper has been constructed from the results of the empirical experience. In the beggining, observation of classes on the Ciro Accioly School for the Blind, in Maceió-AL, and in a later stage, personal perception activities. This part of the research resulted on "diários de bordo", on which the personal observation were registered. In a second stage, the points brought up by the vivential activities, were deepen and analysed, in their relation with architetonic practices. There is a movement from seizing to learning. As a result, it has been proposed an experimental space, which would bring to the viewers, an interiorization and reflection procces, based on the experience develloped throughout the paper, and the points analysed throuhg it.
-