Mais informações

MACEDO, Paulo Brígido Rocha; SIMÕES, Rodrigo. Estrutura espacial intra-urbana : uma abordagem de correlação espacial para BH/MG. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 7., 1997, Recife. Anais... Recife: ANPUR, 1997. p. 117 - 128.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A maior parte da literatura clássica sobre estruturas espaciais urbanas procura examinar as determinações econômicas da organização do espaço. Tanto do ponto de vista das conurbações urbanas, tal como nos Sistemas de Cidades, como também na abordagem das Redes Intra-urbanas, o enfoque recai, invariavelmente, naquilo que RICHARDSON (1975:127) chamou de "(...) conflito entre minimização de custos e o desejo de acessibilidade". Esse trade-off implica necessariamente abordagens que têm na determinação locacional seu ponto central. Este trabalho pretende avaliar, introdutória e exploratoriamente, alguns aspectos da estrutura espacial urbana de Belo Horizonte. Saindo da abordagem consagrada na literatura que tem nos preços - aluguéis, preços de venda etc - a principal variável analítica, procura-se avaliar alguns aspectos complementares da configuração urbana do município. Especificamente, se analisam informações relacionadas à qualidade de habitação e às amenidades urbanas, procurando descrever padrões de ocupação e de distribuição espacial destes dois determinantes básicos da estrutura infra-urbana. Mais que isto, utiliza-se uma abordagem de econometria espacial, vale dizer, trata-se de descrever estes padrões de ocupação do espaço urbano utilizando o instrumental presente em ANSELIN (1988), concentrando-se nos conceitos de correlação espacial, vizinhança e tempo de acesso (travel time). O trabalho está dividido em três seções. Uma primeira apresenta os aspectos metodológicos - Moran' statistics e Spatial Regression - e a descrição das variáveis utilizadas. Na segunda seção apresenta-se a construção dos modelos e a discussão dos resultados para BH. A terceira parte conclui o trabalho, apontando aprofundamentos necessários e novas alternativas de pesquisa.
-