Mais informações

CORDOVILLE, Cleumo. Seções compostas em coletores de esgoto sanitário. In: SEMANA DE ENGENHARIA, 5., 1999, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As redes coletoras de esgoto sanitário, usam no Brasil em quase sua totalidade, coletores de seção circular, existindo casos em que o uso destas seções não é o mais indicado, principalmente em trechos iniciais das redes coletoras, em trechos intermediários cujos elementos hidráulicos não são condizentes com as características necessárias para o perfeito escoamento, coletores principais sujeitos a grande variação de vazões etc. (ver figura 1). O uso de coletores de seção composta nestes casos, impede os depósitos dos sólidos conduzidos, decorrentes da flutuação de vazões. O não uso de tanques fluxíveis, e a utilização de dispositivos nas instalações prediais que não permitem os efluentes chegarem com maiores velocidade e vazões as redes coletoras, não propiciam a melhoria das características dos trechos com condições hidráulicas insuficientes, o que exige manutenções permanentes, para o seu funcionamento. Nestes trechos, a fim de se corrigir as condições críticas de escoamento, é então indicado o uso de coletores de seção composta de forma as características da rede se aproximarem sempre das condições ideais .

Abstract

This article analyzes the composite section seweing, shows theorical and practical method of calculation for used sections with sheets calculations, historical and other elements.
-