Mais informações

CORDOVILLE, Cleumo. Cálculo de sistemas de dutos de ventilação. In: SEMANA DE ENGENHARIA, 5., 1999, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 1999.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Atualmente embora exista a tendência da minimização do comprimento dos dutos de ar, em virtude deste serem fontes de acúmulo de poluentes, muitas vezes em instalações de ventilação e ar condicionado o custo das tubulações e seus acessórios chega a 25 % do custo total do sistema. Na ventilação forçada, são usados condutos de ar, onde a energia comunicada por um ventilador ao fluido, faz o ar vencer a resistência ao escoamento, e assim encaminhar as vazões aduzidas aos pontos de insuflamento (grelhas, difusores, "aerofuses" etc.). Muitas vezes os dutos conduzem o ar, por "correntes induzidas", isto é, gradientes de pressão entre as tomada e saídas de ar, são suficientes para vencer a resistência ao escoamento do conduto. Estes gradientes podem ser criados de diversas maneiras, inclusive por outros ventiladores que produzem pressões diferenciais nos ambientes atendidos. Em sistemas de condicionamento, os dutos recirculam as vazões insufladas, pois desta forma o ar chega novamente as máquinas condicionantes ainda com características tais, que permitem economia de energia e potência destes equipamentos. Existem ambientes que esta recirculação não é utilizada, pois neles são produzidos contaminantes químicos, físicos e, ou biológicos que não devem ser filtrados para recirculação, casos em que a instalação é mais onerosa.

Abstract

This article treats of the ventilation systems, show practical method of calculation based in equal friction (general loss pressure) and other consideration about.
-