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SILVA, Edson Luiz Bortoluzzi da; KRAFTA, Romulo. A representação de padrões de circulação urbana associada à configuração espacial. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 8., 1999, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANPUR, 1999.
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Citações: 34
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Resumo

O novo paradigma que apresenta-se no planejamento urbano, referido pela expressão planejamento por desempenho, consiste em um processo de controle do desenvolvimento urbano a partir da regulamentação dos impactos causados pelo uso do solo. Esse entendimento é buscado a partir das relações entre uso do solo e transporte. O problema central abordado é a construção de uma metodologia para explorar relações entre a configuração espacial urbana e padrões de circulação. Essa exploração será levada a efeito mediante a proposição de um modelo matemático que explicita variáveis e relações espaciais relevantes para a caracterização dos padrões de circulação. Esse modelo enquadra-se no preconizado por Krafta (1993, p.183 e 184), quando afirma que "a base fundamental desse novo sistema de procedimentos estaria fundada em torno das noções de monitoramento e avaliação de impacto e estabilidade e de decisão por negociação", como instrumento adequado ao novo paradigma do planejamento urbano, onde uma gestão cada vez mais democrática visando o atendimento mais eficiente das necessidades da população, aliada as alterações sociais e tecnológicas que acontecem com velocidade crescente, exigem um planejamento mais dinâmico preocupado com a qualidade do meio urbano.
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