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BORGES, Luciane; KRAFTA, Romulo. Configuração espacial e tráfego veicular. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 7., 1997, Recife. Anais... Recife: ANPUR, 1997. p. 97 - 116.
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Resumo

Considerando que o tráfego urbano geralmente é tratada segundo modelos de planejamento baseado em teorias econômicas e na forma gravitacional, este artigo analisa a circulação viária usando como referência variáveis espaciais e a partir disso procura estabelecer correspondência entre a configuração e padrões de movimento veicular. A configuração espacial, entendida como a relação entre os espaços públicos e entre esses a forma edificada atribui condições de diferenciação morfológica ao sistema urbano determinada pela acessibilidade que é decorrente da articulação das vias entre si e influencia a uma distribuição e influencia a uma distribuição e uso também diferencial. Isso se reflete no movimento veicular intra-urbano que se apresenta maior em áreas de maior diferenciação e vice-versa. Dessa forma, este artigo analisa a circulação viária de acordo com uma descrição espacial mais detalhada, que contemple de forma particular no espaço, as variáveis interferentes na circulação viária e a partir daí, permite inferir padrões do tráfego.
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