Mais informações

MONTEIRO, Circe; LOUREIRO, Claudia; ROAZZI, Antonio. A satisfação como critério de avaliação do ambiente construído: um estudo aplicado ao prédio escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 2., 1993, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANTAC, 1993. p. 873-884.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 20 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 6
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo é baseado em uma investigação sobre satisfação com o prédio escolar, aplicada a estudantes de escolas públicas e privadas, em Recife-Pe¹. A investigação foi desenhada buscando identificar os elementos da experiência com o ambiente construído que estruturam o sentido de satisfação com o prédio escolar. Tendo como, referencial teórico a Teoria das Facetas, foi estruturado um questionário objetivando, explorar a experiência do alunos da rede pública e privada com a escola. Os resultados obtidos de uma amostra de 74 alunos indicam diferentes aspectos relacionados à satisfação em função das atividades formais de ensino para os dois grupos de estudantes: para os alunos da escola privada o sentido, de satisfação é estruturado estritamente com base nos aspectos formais e de qualidade de ensino, enquanto que para a amostra representativa da escola pública a este sentido de satisfação se estrutura em tomo, da escola enquanto instituição provedora de serviços. essenciais.

Abstract

This paper is based on an investigation between state and private second-grade students carried out in Recife-Pe¹. The aim is to understand the inner structure of school satisfaction and its psychological core using a structured questionnaire according to the facet approach. The questionnaire was structured in order to examine how aspects of space, services and social contact for formal teaching and complementary activities are important elements to built school satisfaction. The results obtained for a sample of 74 students point out, first of all, that the two student's groups show important differences regarding satisfaction as function of formal teaching activities. A modular structure was found. For both groups the central region represents questions concerning direct experience with classroom teaching activities. For private school students this experience is strictly related to the operational process of pedagogica activities; for state school students this experience seems to be, structured with other activities refiecting their needs such as food, medical assistance, school support, etc.
-