Mais informações

LOUREIRO, Claudia. Paradigmas do prédio escolar. In: NUTAU: ARQUITETURA E URBANISMO: TECNOLOGIAS PARA O SÉCULO XXI, 2., 1998, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1998.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 20 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 6
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O discurso em torno do papel do prédio escolar na formação da criança, tanto individual quanto coletivamente, aponta para a necessidade de prover ambiente saudável como de fundamental importância para se formar um indivíduo "saudável" socialmente. Deste ponto de vista, o próprio prédio, ao lado de outros meios, age como elemento indutor ao aprendizado, sendo ele mesmo um "professor", na medida em que é capaz de transmitir símbolos, valores e conceitos. Tomando como ponto de partida as considerações acima, um estudo foi elaborado, tendo como objeto central o prédio escolar e visando discutir as relações entre idéias arquitetônicas embutidas no discurso institucional e sua tradução espacial. Do ponto de vista metodológico, a estrutura de acessibilidade e de visibilidade de prédios escolares de Recife, construídos em diversos períodos, foram analisadas e comparadas com o objetivo de estabelecer em que medida variáveis como status social, controle, relações interpessoais adquirem dimensão espacial. Os resultados obtidos no estudo contribuem para esclarecer a questão que está subjacente ao discurso sobre o papel do prédio escolar: seria ele, de fato, um espaço facilitador das relações interpessoais que devem acontecer na escola, ou, ao contrário, reproduziria mais que o espaço de uma instituição formativa, aquele de uma instituição controladora?

Abstract

The school building seems to have a fundamental role to play in the character formation of the child: educators and architects agrees when asserting that the quality of the educational environment is an integral part of education given at the school insofar as the building carries social meanings, symbolic values and concepts. From this point of view, the building is itself a "teacher". Taking this into account, a study-case has been undertaken having as central object school buildings in Recife. The main goal is to discuss the relationships between architectural ideas about the school building embodied into the institutional discourse and its physical translation. The accessibility and visibility structures were analysed according to the methodological procedures of the space syntax analysis. Both structures were compared in order to establish the extent to which variables such as social status and control, and interpersonal relations have spatial dimension. The results contribute to clarify the question underlying the discourse about the school building: to what extent it facilitates the relationships that might occur in the educational space, or is it the reproduction of a controller institution rather than a formative one.
-