Mais informações

FONSECA, Aristides; Abdalla, Gustavo; Soares, Carlos Alberto. Processo de projeto arquitetônico de estabelecimentos assistenciais de saúde: um modelo proposto a partir de uma investigação em Juiz de Fora, Minas Gerais. V SIBRAGEC - Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 29-31 de outubro.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um modelo do processo de projeto arquitetônico de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), segundo pesquisa realizada na cidade de Juiz de Fora, proposta pelo primeiro autor em sua dissertação de mestrado. A hipótese trabalhada é que o projeto arquitetônico de EAS tem processo diferenciado em relação aos processos de outras tipologias. A pesquisa se deu partir da revisão bibliográfica sobre o processo de projeto de edificações, análise da inserção dos EAS na política nacional de saúde, aspectos de biossegurança e funcionalidade dos serviços e de humanização em saúde, e de estudos de casos, propôs-se um modelo de processo próprio para o desenvolvimento de projeto arquitetônico de EAS. Tendo sido comprovada a hipótese, durante a pesquisa, a proposição de um modelo especificamente para tal processo se apresenta como uma boa opção para o desenvolvimento de ferramentas de gestão e qualidade do processo para projetos arquitetônicos de EAS. O resultado é um modelo que apresenta cada uma das etapas do processo estudado, suas relações de interdependência, seus agentes internos e externos e a forma como atuam sobre o processo.

Abstract

This paper presents a model of architectural design process of healthcare facilities, according to a research realized in Juiz de Fora, proposed by the first author in his dissertation. The hypotesis is that the architetctural desing of healthcare facilities is different of other process. The study was carried through bibliographical review on the subjects “building desing process” and “healthcare facilities”, analysis of the role of such facilities in national health policy, biosafety and methods od the health service and humanization, field studies, in teh end a model of healthcare facilities arctectural design process is proposed. As the hypotesis was confirmed and a model proposed, such model is a good option for the development of management and quality tools. The results is a model that presents each stage of the studied process, its relations of interdependence, internal and external stakeholders and how they act over the process.
-