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Santos, Luiz Augusto dos; MELHADO, Silvio Burrattino. O planejamento da qualidade do empreendimento: um modelo de gestão da qualidade adaptado ao modo específico de produção da construção civil. In: WORKSHOP NACIONAL GESTÃO DO PROCESSO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2., 2002. Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: UFRGS, 2002.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 92 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 4  
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Resumo

A implementação e certificação de sistemas de gestão da qualidade vêm sendo disseminadas no mercado como um meio de empresas do setor de construção civil obterem qualidade do produto-edifício. A certificação, hoje, deixou de ser uma vantagem competitiva e tornou-se um critério selecionador de empresas, principalmente quanto a diferenciação da mesma em relação aos concorrentes do mercado, expondo para o cliente a concepção de empresa moderna, organizada e com capacidade de fornecer o que o cliente deseja. Os programas de certificação de qualidade, como o QualiHab, PBQP-H, ISO 9000, entre outros, conseguiram agregar valores na organização interna das empresas, mas em relação a gestão da qualidade nos empreendimentos ainda há uma incógnita em relação aos avanços obtidos pois mostram-se inadequados para tratar o conjunto das relações entre os diversos agentes participantes. Sinteticamente, nota-se que a superposição dos sistemas de gestão de todos os participantes do processo construtivo não garante, por si só, que o empreendimento possua qualidade. Torna-se fundamental questionar o atual processo de concepção do empreendimento, pois por melhor que seja a estrutura documental do sistema o mesmo está limitado, às vezes, a certificar uma organização com processos e desenvolvimento de produtos equivocados. Entre os modelos propostos pode-se destacar a proposta francesa do Mouvement Français pour la Qualité - MFQ (1997), a certificação da qualidade dos empreendimentos de construção e a Marca de Qualidade LNEC (2002) de Portugal e as recomendações da NBR ISO 10005 – Gestão da Qualidade – Diretrizes para Planos da Qualidade. O trabalho analisa a viabilidade de utilização de Planos da Qualidade em empreendimentos da construção civil, principalmente no que se refere à evolução dos sistemas de gestão da qualidade nas empresas construtoras, comparando-se principalmente os modelos citados com as atuais estruturas encontradas em diversos canteiros de obras de construtoras brasileiras. Para melhor estruturação fez-se estudos de caso em dez empresas do mercado de construção civil da região metropolitana de São Paulo. Notou-se que entre todos os agentes envolvidos as fases de concepção, desenvolvimento e coordenação de projetos são as que melhor apresentam potencial para promover mudanças significativas e possibilitar ganhos de qualidade realmente consideráveis, pois nestas fases pode-se propor diretrizes para a qualidade do produto final, buscando-se a cooperação, coordenação e estreita integração com os demais agentes.
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