Mais informações

GRILO, Leonardo Melhorato et al. Implementação da gestão da qualidade em empresas de projeto. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 55-6, jan./mar. 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 92 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 4  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A falta de qualidade dos projetos tem sido apontada como uma das principais barreiras para o avanço tecnológico e organizacional da indústria de construção de edifícios no país. Neste contexto, a adoção dos princípios de gestão da qualidade tem sido reconhecida como uma das alternativas disponíveis para a melhoria dos produtos e serviços no setor de projetos. Este artigo analisa, através de estudos de caso, o impacto dos princípios de gestão da qualidade em nove empresas de projeto na cidade de São Paulo. Paralelamente, discute as principais motivações, expectativas e dificuldades encontradas durante o processo de implementação. Embora tenham sido alcançadas melhorias, especialmente em empresas que obtiveram a certificação, foram identificadas deficiências consideráveis em processos estratégicos, descritas ao longo do estudo.

Abstract

The lack of quality in building design has been pointed out as one of the most important barriers for technological and organizational improvement in the Brazilian construction industry. Although different approaches for design improvement have been described in literature, this research focuses specifically on the implementation of quality management systems in design firms. This paper analyses the impact of quality management in Brazilian design firms and highlights the motivations, expectations and difficulties that have arisen during implementation. The research method involved case studies, which consisted of interviews with design firm’s principals. Despite the improvements obtained, mainly in firms with certified quality management systems, deficiencies in strategic processes were identified during the interviews and are discussed in detail in this paper.
-