Mais informações

Constantinou, Eliane; KRAFTA, Romulo. A forma urbana e a publicidade de rua. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais… São Paulo: ANTAC, 2004.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 20 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O estudo centra-se no desenvolvimento de uma metodologia capaz de descrever o fenômeno locacional da propaganda de rua, detectando os principais elementos presentes na dinâmica da distribuição de mensagens publicitárias na cidade de Porto Alegre. O método proposto parte das relações entre as menores escalas de relações formadores do sistema, construindo conjuntos de subsistemas uns dentro dos outros até chegar ao sistema delimitado como o todo. Relaciona-se neste estudo os enfoques macro-espacial (medidas de acessibilidade), e micro-espacial (medidas de oportunidade visual) do modelo, aqui proposto, de Potencial Visual Publicitário. A articulação entre os dois enfoques gera a medida de Desempenho Publicitário dos espaços urbanos, capaz de orientar decisões de monitoramento da paisagem urbana. Obtém-se, então, através da Modelagem Configuracional, a lógica locacional da propaganda com resultados tanto quantitativos, quanto valores qualitativos de desempenho publicitário. Identifica-se, também, limitações e potencialidades que o modelo proposto pode oferecer ao planejamento da paisagem urbana. Busca-se fornecer, a partir do entendimento do processo locacional das mensagens, parâmetros de ocorrência da publicidade vinculada às diferentes áreas da cidade, para auxiliar o controle da poluição visual, segurança pública e proteção do patrimônio histórico-cultural.
-