Mais informações

Stumpfs, Silvana Jung; Constantinou, Eliane. A construção metodológica e didática da disciplina de introdução ao projeto arquitetonico I. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O trabalho relata o conjunto de experiências docentes e seus resultados no processo de aprendizagem discente das três últimas décadas, desenvolvidas na disciplina de Introdução Ao Projeto Arquitetônico I, da Faculdade De Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, e como estas experiências auxiliaram na calibração metodológica e didática aplicada atualmente. O grande desafio que envolve a construção metodológica e didática desta disciplina que objetiva o desenvolvimento da noção de projeto e de sua representação, está na transposição das limitações teórico, técnico e prático dos alunos recém egressos no curso, agravados , atualmente, pela falta de uma prova especifica em conhecimentos básicos de desenho. O conjunto de experiências didáticas e a integração com projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo grupo de professores envolvidos, ajudaram a superar estas limitações e formataram ao longo do tempo a disciplina hoje ministrada. A atual metodologia didática se estrutura em 3 grandes etapas: percepção, abstração e representação, visando introduzir o aluno na complexa tarefa de projetar de maneira menos traumática e mais proveitosa. As três etapas desenvolvem-se de maneira dinâmica através do monitoramento constante da aprendizagem, e são impulsionadas por novas experiências realizadas em projetos de extensão e de pesquisa.

Abstract

This paper is an account of the set of teaching experiences and their results in the students’ learning process of the last three decades, developed in the course of Introduction to Architectural Project I in the College of Architecture of the Federal University of Rio Grande do Sul, and of how those experiences have helped in currently applied methodological and didactic calibration. The major challenge involving the methodological and didactic construction of this course, which aims at developing the notion of project and its representation, lies on the transposition of recently graduated students’ theoretical, technical and practical limitations aggravated nowadays by the lack of a specific exam in the basics of design. The set of didactic experiences and the integration with research and extension projects developed by the teaching staff helped to overcome these limitations and shaped throughout time the course offered nowadays. The current didactic methodology is structured in three large phases: perception, abstraction and representation, which aim at introducing the student to the complex tasks of elaborating projects in a less traumatic and more advantageous way. These three phases develop dynamically through the constant monitoring of the learning process, gaining force from new experiences carried out in extension and research projects.
-